Atrações

Festival As 4 Estações

4 estações - Camerata Latino Americana




Direção Musical: Simone Menezes

www.cameratalatinoamericana.com

A Camerata Latino Americana é um grupo formado por renomados músicos brasileiros, com grande afinidade artística, que se reúnem em torno do objetivo de promover a música de concerto brasileira e latino americana, se tornando uma referencia internacional na interpretação deste repertório. Todos os integrantes do grupo são solistas, formados por algumas das principais instituições musicais do mundo, tais como: Julliard School, Akademie Philharmonik Berlin, Royal Academy of Music of London, Guildhall School of Music, Manhattan School of Music, École de Musique de Paris, dentre outras.

O grupo tem em sua formação básica um quinteto duplo de cordas, um quinteto de sopros, trompete, trombone, piano e percussão. Esta formação é estendida para uma orquestra clássica em alguns projetos. Este efetivo permite a performance de toda a gama do repertório camerístico, além de possibilitar a realização de obras para grande ensemble, ou orquestra de câmara. 

Desde sua fundação em 2013, o grupo tem se apresentado nas principais salas de concerto Brasileiras. Em 2015, lançou o seu primeiro CD, intitulado Suite Contemporanea Brasileira. Em 2016, o grupo atraíu a atenção da ISPA em Nova York e da Associação das Orchestras Britanicas em Londres, como um projeto de qualidade, inovador e criativo, vindo da América Latina. Atualmente, o grupo se prepara para sua primeira turnê europeia e para gravar seu segundo CD com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud.

 O grupo foi fundado e atua sob a direção artística e regência de Simone Menezes.

Simone Menezes, Direção Artística e Regência 

A brasileira Simone Menezes tem de destacado no cenário nacional e internacional pelos seus projetos e interpretações inovadoras e criativas. Estudou na Unicamp e posteriormente especializou-se em regência na Ecole Normale de Musique de Paris. Dirigiu diversas orquestras na Europa, além das principais orquestras brasileiras, destaque para a Osesp e a Orchestre de Paris. Tem atuado em colaboração com Paavo Jarvi, Marin Alsop, Thomas Adés, Claudio Cruz, entre outros. Já gravou 3 CDs de obras contemporâneas e estreiou mais de 20 obras. Foi regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, onde recebeu indicação ao prêmio APCA pelo melhor projeto musical em 2011. Em 2013 fundou a Camerata Latino Americana e em 2016 criou o internacional “Villa-Lobos Project”. Também assisti o maestro Paavo Järvi em diversos projetos na Europa com orquestras tais como a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, Frankfurt Radio Orchestra, Symphoniker Wien, Staatskapelle Berlin, entre outras.

Amanda Martins, Solista

 

Programa

Antonio Vivaldi - As Quatro Estações

Regência: Simone Menezes

Solista: Amanda Martins

 

FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Regência: Simone Menezes

Solista: Amanda Martins

Violinos I: Ariel Sanches, Eder Grangeiro, Dan Tolomony

Violinos II: Hugo Farias, Marina Lopes, Renan Gonçalves, Marina Lopes

Violas

Violoncelos: Richard Gonçalvez

Contrabaixo: Thibault Delor

Cravo: Isabel Kanji

Direção Executiva: Daniel Valeriano

Direção de Produção: Marcelo Silva

Técnico de Palco: André Leal de Lima