Atrações

Festival As 4 Estações

Duo Finlandia




O brasileiro Raphael Evangelista (violoncelo) e o argentino Mauricio Candussi (teclados e programações) andaram olhando para dentro deles mesmos. E encontraram ali o interior dos países onde nasceram e se criaram: as serras de Minas Gerais, as paisagens tentativamente bucólicas da província de Buenos Aires, o litoral (do Espírito Santo e do Mar del Plata), os planaltos secos de Goiás ou os charcos e selvas de Misiones. Encontraram vários cenários, cheios de impressões sensoriais e emocionais, e dessa viagem trouxeram junto a música, que filtrada pela experiência construída em cinco discos e incontáveis shows em 17 países, virou o novo álbum do duo Finlandia, que foi o nome que Rapha e Mauri escolheram para viver sua vida nos estúdios e palcos.

Mundo Rural é um disco de festa, mesmo que em alguns momentos a festa soe melancólica como um domingo nublado e chuvis- coso em uma praça do interior. Tem malambo, arrasta-pé, milonga, campera e muita coisa que soa ótima no acordeão, melhor ainda com violoncelo, e poderosíssima quando tudo isso se junta ao arsenal eletrônico que eles amealharam e usam da maneira que eles aprenderam... ao olhar também para dentro de si próprios. Porque o Finlandia é sim, uma cria de um mundo moderno, interativo, progressista e ansioso. Mas um mundo que não teria nascido sem sua vivência pastoril, campeira, contemplativa. Ou seja, rural. Por isso, este 2015 verá o lançamento do disco mais autoral e ambicioso do duo. Um disco folclórico – tão folclórico quanto os aplicativos que estão no seu celular. Este é o Mundo Rural de 2015.

FINLANDIA é um projeto formado pelo argentino Mauricio Candussi e o brasileiro Rapha Evangelista. No palco uma fusão de ritmos sul-americanos com foco em sonoridades pouco conhecidas fora de seus países de origem, como o Huayno, Saya, Baião, Candombe e, claro, sem esquecer dos tradicionais tango e bossa-nova. Tudo isso é resultado de um profundo estudo da música sul-americana que, mesclados a elementos contemporâneos focados ao vivo com violoncelo, acordeão, teclado, sons eletrônicos, passeiam por ambientes instrumentais e com coro de vozes. Esta fusão sonora rendeu-lhes diversos prêmios e destaque na imprensa de 17 paises durante suas tours pela Europa e América Latina, dentre eles a seleção com mais 3 artistas mundiais pelo projeto londrino SOFAR MUSIC, a indicação entre 30 artistas emergentes brasileiros pela OI MUSICA, o prêmio HANGAR como melhor duo instrumental brasileiro de 2011, além do convite para integrar o cast da agência francesa VO Music, junto a Milton Nascimento, Esperanza Spalding e João Bosco.

www.finlandiamusica.com.br